segunda-feira, março 10, 2008

M' Boi Mirim Revolution - parte 1

M' Boi Mirim Revolution - parte 1

Esperei os acontecimentos do final de semana ficarem um pouco mais frios, para poder comentar o que houve por essas bandas, na última sexta-feira. Como já foi noticiado em dezenas de veículos (inclusive na abertura do Fantástico, ontem), uma manifestação de usuários de transporte público reinvindicando melhorias no serviço paralisou a zona sul de São Paulo. Cansados de esperar pela boa vontade dos governantes, centenas - se não milhares - de pessoas bloquearam a Estrada do M' Boi Mirim (onde moro) com pneus em chamas e barricadas. Ônibus foram depredados e houve confronto com a polícia. Para piorar, o trem, também enfrentou problemas: três deles tiveram deficiência de energia elétrica, o que fez as duas únicas estações mais próximas ao local ficarem superlotadas. Até aí, para quem está superficialmente informado, nada de novo. Mas volto a frisar: é onde eu moro. Sei bem dessa situação, que não é de hoje. Anos e anos de trânsito parado e sobrecarregado na região faz com que, diariamente, trabalhadores tenham que caminhar por mais de 5km até conseguirem pegar um ônibus. Os que não fazem isso, aguardam, dentro dos ônibus, de pé e apertados, por mais de duas horas. Eu mesmo, tenho que caminhar por uns 2km até a estação de trem mais próxima, chegando lá já suado e azedo. Não é muito legal chegar no trabalho assim (e olha que de lá, ainda pego mais um ônibus, já na Barra Funda).

Hoje, depois de toda a confusão, aconteceu a mesma coisa, com excessão do protesto. Policiais armados faziam a "proteção do local", dezenas de guardas de trânsito tentavam organizar a situação, mas tudo em vão. Tudo parado, sem opções e aquela horda de trabalhadores seguindo em frente, a pé.

Creio que se a situação continuar a mesma, em menos de duas semanas, acontece tudo de novo. Tudo mesmo. E agora bem pior. Ninguém tem tempo para esperar mais oito anos até uma linha de metrô decente na região, ou uma idéia mirabolante para se descongestionar o trânsito daqui. A solução?

Comprar tênis novos!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial