terça-feira, junho 24, 2008

Vai e vem

Vai e vem

Estava lendo os sites de notícias esses dias, e notei que é espantoso como os políticos paulistas se preocupam com nosso trânsito. É tanta solidariedade, tanto conhecimento de causa, que acredito que - em virtude disso -, as eleições aqui sejam deveras disputadas. A ex-prefeita Marta Suplicy, prometeu ampliar a malha de transporte público. Criar novas linhas de ônibus com base em estudos e pesquisas do segmento, destinar maiores verbas, melhoria das vias. Ok! Se ela conseguir, realmente, fazer tudo isso, creio que teremos mais uns 12 minhocões sobre a cidade, assim como o complexo Mário Frias, que é uma gelada, já que não mudou em nada o trânsito onde foi construído - só serviu de paisagem para a Rede Globo.

Paulo Maluf, "o engenheiro da capital", pretende cimentar os rios Pinheiros e Tietê. Não bem "cimentar", mas criar novas marginais sobre os leitos. Levando-se em conta de que foi ele mesmo que criou essas vias, parece saber o que está fazendo. Só me pergunto para o que iria servir novas marginais, sendo que o trânsito da cidade - ao contrário do que pensam os telejornais, por exemplo -, não é causado pelo excesso de veículos nas principais avenidas que cruzam a cidade, e sim, nas periferias e bairros encrustrados nos grandes centros comerciais. Se ele sacar um "aerotrem" na nova campanha, eu voto no Levy Fidelix.

Soninha, a ex-vj da MTV e vereadora de São Paulo, disse em entrevista recente à Folha de S. Paulo que tudo isso, na verdade, não resolve em nada o caótico trânsito da cidade. Para ela, o ideal seria uma mudança de pensar generalizado das pessoas e autoridades competentes, a criação de ciclovias que cortassem metrópole, a fim de evitar grandes impactos estruturais e ambientais, a um custo bem menor. E ela tem razão. Assim que os hippies dominarem as multinacionais, não ser mais obrigatório o traje social limpinho e seco, e Pequim se mudar para cá, teremos uma cidade de pessoas saudáveis, com cãibras nas pernas e totalmente suadas.

Quanto a Geraldo Alckmin, eu confesso não ter a mínima idéia do que ele planeja fazer. Até porque, convenhamos: ele é candidato desde anteontem. Mas levando em consideração de que 90% das suas ações são baseadas em feitos de um ex-governador, já falecido, acredito que ele pode propor novas linhas de Metrô. Novas linhas de Metrô. Novas linhas de Metrô. Novas linhas de Metrô (repita isso durante 15 anos, como ele faz).

Eu conheço bem o transporte público de São Paulo. Diariamente, sou obrigado a pegar, pelo menos, um ônibus, um metrô ou trem, e mais uma lotação. Isso, duas vezes ao dia. São quatro horas indo de lá para cá. Além do desconforto que é a superlotação desses veículos, a falta de manutenção e a "logística" aplica a eles, o trânsito em si é o que mais perturba. Porque não basta a cidade andar, ela tem que saber para onde vai. E São Paulo não tem mais para onde ir, ora bolas!

Fica a dica: reduzam a carga horária dos trabalhadores daqui. Fazendo isso, vocês evitam "horários de rush" tão agoniantes, criam novos postos de trabalho (porque as empresas terão de compensar o "tempo perdido") e, de lambuja, ficam taxados de "camaradas" da gente, bóias frias da terra da garoa. Poderíamos, até, ter dois empregos com mais facilidade, aumentando nossa renda e, conseqüentemente, gerando maior giro na economia - que se não me engano, acaba com a maldita inflação e afins.

Votaremos em vocês.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial