terça-feira, julho 18, 2006

Me poupe, Poupa Tempo

Me poupe, Poupa Tempo

Ontem fui no orgulho do Governo do Estado tirar uma nova "versão" do meu RG. Sim, porque o antigo agora já é segunda via, haja vista que se abriu em dois. Cheguei por volta de 13:30h. Sabia que lá ficaria por horas. Olhei pro chão e me deparei no que me parecia uma clara alusão ao McDonald's: um monte de faixas coloridas indicando prá onde você deve ir, igual as pegadinhas que o palhaço mais assustador deixava na lanchonete, a fim de atrair as pobres criancinhas para seu cruel matadouro. Segui a azul:

- Oi, boa tarde! Posso ajudar?
- Ah, sim... eu meio que rasguei meu RG, e...
- Linha azul.
- ...tá, eu sei... é que eu queria saber o que...
- ...Linha azul!
- ...O...obrigado...

Quando cheguei ao balcão de atendimento, meu primeiro susto: R$ 20,91 prá tirar um novo RG. Por sorte, me avisaram que desempregados a mais de 3 meses são isentos da taxa. Sorte minha e da tia que estava do meu lado.

- A senhora trabalha?
- É... sabe [prá atendente], eu ainda estou em época de experiência...
- Ok, então assine aqui o ATESTADO DE POBREZA.

Que horror. Pior que eu senti vontade de assinar também, só pra ver qual era o gostinho daquilo. Enfim, peguei minha senha - 6695. A chamada estava em 5574. Sabia que seria uma bela hora no recinto. Dei um passeio, mijei só prá passar o tempo, inclusive. Fumei, tomei um refrigerante, ajudei um cara a calçar o sapato no filho que tinha corrido pro jardim e levado um lindo capote e voltei. 5597.
Sentei naquele confortável banco de madeira, que doía até minhas memórias e esperei. E esperei mais um pouco. Meia hora depois, finalmente, 6695.

- Oi, [prá outra atendente] minha chamada já saiu, o que faço agora?
- Siga a linha azul.
- Mas eu já...
- No fim da linha azul tem outra sala de espera.
- QUE? E LÁ TAMBÉM...
- Isso, senhor. Na linha azul.

Devia ter umas 400 pessoas esperando, nessa tal "outra sala de espera". E lá, para minha grata surpresa, a chamada ainda estava no 5579. De novo! Era como se eu tivesse entrado na DeLorean com Michael J. Fox e tivesse voltado pro começo, uma hora depois. Fumei os dois últimos cigarros, andei como um Lemming e voltei prá sala... ainda faltavam umas 80 pessoas antes de mim. Quando saiu minha chamada, saí correndo feito um louco.

- Oi, cheguei! 6695!
- Ok, senhor. Sente-se, por favor.
[...]
- Essa nova foto do RG é recente?
- É sim.
- De quando?
[porra, vá te foder!]... De ontem...?!
- Ok, espere um pouco mais.

Dez minutos depois, finalmente acabou a tortura. Ainda tive que encarar dois negões de uns 2 metros de altura, todos homosexuais, que seguraram meu dedo (MEU DEDO!) e passaram graxa (pronto, já me queimei de vez) até tirarem minhas digitais, entre sorrisos.
No total, o Poupa Tempo me tomou 3 horas e meia.

Se no "paraíso" tiver essa maldita linha azul, indo em direção ao céu, eu com certeza rasgo a senha e mando todos pro inferno.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial