Idiot Fan
Idiot Fan
É muito difícil eu pegar um cd, e ouvindo pela primeira vez, já ficar viciado. Lembro que quando ouví o Loco Live, o impacto foi apenas: "Mas será que as músicas são todas iguais, assim mesmo?". Mesma coisa com meus Bad Religion, até mesmo alguns do Screeching Weasel.
Esse "ópera punk rock" do Green Day, me laçou na hora! CD bem feito é outra coisa. Impecável do começo ao fim.
Vou dar uma "pequena" resenhada no cd, para quem se interessar em querer conhecer o cd melhor:
1 - American Idiot
Faixa título do cd (ah, vá?!). Para quem é fã de Green Day, é a música perfeita. Estilão "Dookie", refrão pegajoso, bateria forte. Billie Joe mete o dedo na ferida do "american way of living" dos dias atuais.
2 - Jesus of Suburbia
Aqui começa a doidera que é o cd. A música tem mais de 9 minutos, divida em 5 partes (como atos teatrais).
Ato 1: Jesus of Suburbia - Weezer, Beach Boys, Ramones, The Animals, tudo misturado na mesma música. Precisa dizer que é foda? Não, né?
Ato 2: City of the Damned - Começo meio balada, para depois entrar uma bateria e guitarra pesadíssimas. Refrão com aqueles berros "Hey!" ao fundo. Enérgico.
Ato 3: I dont care - Lembra da música dos Ramones. Bem por ae. Começa com um solo de guitarra perfeito, bateria louca, outra música que se encaixa perfeitamente na contínua bagunça organizada que é o cd.
Ato 4: Dearly Beloved: Billie Joe escreve bem demais, não dá para negar. Aqui, ele abusa. Para quem ouve o cd acompanhando as letras, dá para ver que a história do personagem pricipal (St. Jimmy) dá uma bela guinada aqui. Guitarras abafadas, bateria controladinha, estilo "Blood Sex and Booze", do cd Warning.
Ato 5: Tales of Another Broken Home - Outro absurdo de música. Começa normal, vira pesada, e do nada, entra um piano, só com a voz de Billie Joe. Depois, volta o peso até o fim.
3 - Holiday
O começo dessa música é igual à "The Passenger", vocês sabem de quem. Tem muito vocoder nesse cd (aquele efeito em que a voz parece vir de um rádio), mas nessa música principalmente, foi muito bem usado. BJ cutuca o governo novamente, com um baixo nervoso ao fundo: "Zieg Heil to the president gasman..."
4 - Boulevard of Broken Dreams
Baladinha, violão, efeitos, etc. Parece música da Avril Lavigne. Vai tocar no rádio até cansar, com certeza. Mas é boa, para quem gosta, claro.
5 - Are We The Waiting
Essa, na minha opinião, é a música mais "estranha" do cd. Parece umas coisas do Sham 69. Refrão estilo "All You Need Is Love", sei lá. Ainda vou entender essa música, mas será que é pra entender?
6 - St. Jimmy
Palavrões, pancadaria do início ao fim, música de 4 notas. Mais Green Day do que isso, só dois disso. Influências de Ramones nesse som, não são mera coincidência.
7 - Give me Novacaine
Novacaine deve ser uma dessas drogas estilo Lexotan, que te deixam morto por horas. Música balada, tem até guitarra slide (!). Deprê no talo, dor de corno, mesmo.
8 - She's a Rebel
Green Day dos velhos tempos, 92,93... Não gostava dela até ler a letra, acompanhando. Casa perfeitamente na história do cd, mesmo sendo uma músoca aparentemente, boba.
9 - Extraordinary Girl
Você vai ouvir uns batuques estranhíssimos no começo. Sabe por que? Nem eu. Mesma coisa da música anterior, mas mais paradinha. Parece algumas baladinhas do Huntingtons, tem até palminhas ao fundo.
10 - Letterbomb
Começo sinistro. Uma garota começa a cantar "Nobody likes you, everyone hates you, they're all out without you, having fun". Daí pra frente, seus ouvidos estouram. Green Day demais! O refrão é impossível de não se cantar junto, fingindo tocar bateria ou guitarra. Nota 10, melhor música do cd, absoluta!
11 - Wake Me Up When September Ends
Música pessoal do BJ, que entrou bem no contexto do cd, também. Dá para ver que ele escreveu essa música sobre o pai que morreu quando ele ainda era criança. Balada total, hit de FM.
12 - Homecoming
Mais uma de 9 minutos, mais 5 músicas maravilhosas. Fim da história chegando.
Ato 1: The Death of St. Jimmy - Guitarrinha vagabunda no começo, vocal sing along, até parar. Aí pára, e já vem uma música com um riff absurdo, parece um hino. A bateria faz viradas ótimas, Mike e BJ cantam juntos a música inteira, praticamente. Animal.
Ato 2: East 12th Street - Refrão com backing vocal "uhhhh-uhhhh", com uma parte que é a cara de "Rapsody sei lá o que", do Queen. Aí volta a pancadaria.
Ato 3: Nobody Likes You - Nesse cd, todos escreveram músicas, ou partes dela. Essa, Mike Dirnt (baixo), escreveu e canta. Parece uma trilha sonora de velório. O refrão, é o que a garota da música 10 canta, mas com ele nos vocais. Ótima.
Ato 4: Rock and Roll Girlfriend - A mais engraçada do cd. Tré Cool (bateria), escreveu e canta essa. Fala da vida dele, com uma voz muito foda (muito Screeching Weasel). Como ele é o mais palhaço da banda, a música é bem por aí também. Não se esqueçam, que ele namora a baterista do The Donnas. Green Day, né?
Ato 5: We're Comming Home Again - Guitarrinha, bateria, vocal. Normal. Aí, vem os backing vocais estilo Beach Boys, batida de prainha, fenomenal. No final, sing along total. Bumbo, caixa, pratos, berros...fodassa!
13 - Whatsername
Essa é bem diferente do Green Day, mesmo. Guittarra abafada, letra super emo, refrão sing along. Fim da história do cd, do cara que vive em uma cidade que ele não entende, pois foi moldada pelo estilo de vida imposto pelo governo. Morre apaixonado por uma garota que nunca sequer soube o nome. Genial? Não, eu que sou!
Notas interessantes:
* Eles falam "7-11" umas 2 vezes no cd. Yeah!
* St. Jimmy, o Jesus do Subúrbio, se mata aos 27 anos na história.
* No clipe de American Idiot, BJ simula um tiro na cabeça, como St. Jimmy supostamente teria feito na história. Coincidência? Só se ele, talvez, tiver planos como os de Kurt Cobain.
* O cd tem letras muito pessoais de BJ. Nas letras das músicas, ele colocou as datas dos fatos em que ocorreram na vida de St. Jimmy. Na música que fala da morte de seu pai, encontra-se a data "10 Sept.".
Longo, né?
Fodam-se. O blog é meu.
Orgulho de ter virado "punkinho" por causa do Green Day.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial