segunda-feira, outubro 30, 2006

"Eu também!"

"Eu também!"

E terminou. Lula se reelegeu com números recordes e uma diferença de mais de 20 milhões de votos sobre Geraldo "Argentina 9%" Alckmin. Eu nem precisei decepar ou ter meu dedinho arrancado a mordidas, pois foi mais fácil do que muitos acreditavam. O candidato do PSDB, aos "45" do segundo tempo, contemporizou a situação e disse que "agora temos de pensar no melhor para o Brasil". Que fofo!
O que me assustou, e muito nessas eleições, foi a crescente importância da internet na decisão final dos eleitores. No Orkut, por exemplo, comunidades dos dois candidatos somavam quase meio milhão de pessoas - na grande maioria jovens de 16 a 25 anos, que em suas fotos demonstravam toda sua simpatia ou avareza, por um candidato ou outro. Houve debates em tempo real com pessoas dos 4 cantos do Brasil, provocações, insinuações e, como sempre na internet, muita especulação e boataria sem nexo. Não antes da confirmação da vitória, uma coisa era fato consumado: os eleitores PSDBistas estavam em clima de guerra. Não só contra os petistas, mas também entre si. Tópicos como "Temos de separar o nordeste do Brasil" ou "Tá com fome? Pede pro Lula" e até mesmo "Golpe Militar Já" dividiam opiniões, entre protestos e euforia. Moderadores das comunidades faziam valer a falta de democracia e expulsavam membros que não fossem totalmente partidários às idéias ali difundidas. Nisso, muitos se revoltavam com o tratamento pouco caloroso e passavam para o outro lado da trincheira. Bem recebidos, logo eram totalmente integrados ao corner vermelho, mais vazio, porém mais acolhedor.
O Ministério Público observa atentamente o Orkut desde 2005, quando os primeiros casos de preconceito, pedofilia e violência tiveram destaque entre a sociedade em geral. Sexta passada, no debate global entre Lula e Alckmin, um estudante foi "sorteado" pela emissora para fazer uma pergunta. Ele contou que morava longe da faculdade e que tinha que pegar 3 ônibus para chegar até lá, o que prejudicava muito seus estudos. Nas respostas, tanto o petista quanto o tucano foram mal, mas Lula escorregou a colocar a responsabilidade nas prefeituras e governos estaduais - que receberiam a verba e não a usariam da forma correta. Foi o estopim para que se começasse uma verdadeira caçada ao estudante no Orkut. Rápido como a internet, foi descoberto que além de ter um perfil no site, o estudante havia mentido (amigos, sem querer, tinham comentado na página de recados do estudante que ele morava a pouco mais de 2 quadras da faculdade, no Ceará) . Teve seu nome espalhado pela rede e achincalhado por mais de 3000 pessoas, em apenas 10 horas. Única opção: abandonar o barco antes do naufrágio total. O MP ofereceu proteção ao jovem - via e-mail. Que ironia!

É por essas e outras que penso a cada dia em sair do Orkut. Vou perder contato com muitas pessoas, mas creio ser prudente. Como já diria a atriz Regina Duarte, em 2001: ?Eu tenho medo!?. Pois é, Regina... eu também!

ps: notaram que ela parou de usar um pingente horrendo do Brasil no pescoço, desde que o Alckmin começou a despencar nas pesquisas? Coincidências...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial