segunda-feira, janeiro 08, 2007

Anal.isando - Vanessa do Mato

Anal.isando - Vanessa do Mato

Hoje, após quase 7 meses após a primeira tentativa, vamos finalmente analisar a música de Vanessa do Mato, (Aiai - repita 11 vezes). A insistência do Acnóide junto às leis que constituem a ordem e o progresso de nosso país, na esperança de um dia poder publicar essa interpretação particular da música, é justificada pela mensagem que esta passa. Divulgada da maneira errada, infelizmente, a canção da geniosa Vanessa do Mato foi mal compreendida pela juventude brasileira.

Como alguns aqui já devem saber, uma profissão que aumenta a cada dia e tem uma importância crucial na vida do artista nos dias atuais, é a de assessor de imprensa. Arruma-se aquela entrevista legal, a premiére do filme do momento, o "cliente" é auxiliado e defendido frente a mídia sem mover uma palha para tal (a não ser na carteira). Vanessa do Mato faz uma dura crítica ao trabalho desses pobres coitados formados em jornalismo que passam a vida ao telefone, pedindo favores e passando vergonha com um diploma no fundo da gaveta, debaixo das embalagens já vazias de Choquito e Diamante Negro.

Ai, Ai, Ai...
(Liminha (!), Vanessa do Mato)

Se você quiser eu vou te dar um amor
Desses de cinema
Não vai te faltar carinho
Plano ou assunto ao longo do dia

Vejam aqui, o trabalho do assessor de imprensa. Você quer, precisa ou tem a necessidade urgente de um novo amor, para aparecer na capa de alguma revista de fofoca após meses de ostracismo? Ele te arranja! Assunto para o dia todo nos programas do Leão Lobo, Claudete Troiano e... Boechat? Ele te arranja. Relaxa e goza.
Segue a música...

Se você quiser eu largo tudo
E vou pro mundo com você, meu bem
Nessa nossa estrada
Só terá belas praias e cachoeiras

Já viu algum artista, naquela fila de lançamento de livro de autor de novela global, sem ter no celular um assessor de imprensa pentelhando para que dê todas as entrevistas possíveis e imaginadas? Pois é, ele está sempre lá. E vai com o cliente (que na verdade é patrão) para qualquer lugar, a hora que precisar. Que se dane aquele programinha com o namorado, o show do ano, o fodeco com o garanhão da faculdade. Tudo é secundário. A estrada é tortuosa, como aquelas que levam às praias e cachoeiras, mas, a missão é árdua... oh, Deus!
Segue...

Aonde o vento é brisa
Onde não haja quem possa
Com a nossa felicidade
Vamos brindar a vida meu bem
Aonde o vento é brisa
E o céu claro de estrelas
O que a gente precisa
É tomar um banho de chuva
Um banho de chuva

Reparem aqui a mais triste faceta de um jornalista: ter de mentir positivamente sobre o cliente, haja o que houver. Aquela briga com o diretor de televisão? Nahhh... só uma "brisa". Nada desse "vento" todo que estão divulgando. Problemas? Tá doido? Quem te disse isso? "O céu é claro de estrelas" (celebridades), luxo e glamour ("vamos brindar a vida, meu bem"). Vanessa, ainda tenta passar uma mensagem para os desafortunados jornalistas que ainda tentam uma carreira digna na profissão: "O que a gente precisa, é tomar um banho de chuva, um banho de chuva" - claríssima alusão à cara lavada, vergonha na cara (dignidade), banho de água fria.
Segue...

Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, aaaaaaai
Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, aaaaaaai
Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, aaaaaaai

Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, aaaaaaai
Na,na,na,na,na,na,na,na,na,na,na,naaaaaa...
Na,na,na,na,na,na,na,na,na,na,na,naaaaaa...
Na,na,na,na,na,na,na,na,na,na,na,naaaaaa...
Na,na,na,na,na,na,na,na,na,na,na,naaaaaa...


Aqui foi até fácil. "Ai" = Assessoria de imprensa. Também pode-se imaginar que Vanessa, o John Lennon da música brasileira, tenha tido a intenção de adicionar um lamento de dor "Aaaaaaai" na letra da canção, demonstrando todo o sofrimento do profissional em seu dia-a-dia. O "Na, na, na...", deixa explícita a indignação do jornalista com o mercado de trabalho e com seu triste destino, o de passar por situações de palhaço diante os outros, em defesa de poucos.

Vanessa do Mato - um cidadão marginalizado pelo sucesso e pelos antigos amigos do Fama, e que merece o mesmo status de "gênio" que tem Chico Buarque.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial